terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Publicação reúne balanço da gestão da cultura na Bahia nos últimos três anos



SecultBA lança Bahia, Terra da Cultura nesta quarta, dia 22





Música, dança, teatro, artes plásticas, literatura, projetos e políticas culturais. Fazer um passeio pela gestão da cultura no estado nos últimos três anos, de 2011 a 2013, é o objetivo da publicação Bahia, Terra da Cultura, que a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia lança nesta quarta-feira, dia 22, às 19h, no vão livre do Teatro Castro Alves. Com edição impressa limitada, a versão eletrônica da publicação poderá ser acessada pelo site www.cultura.ba.gov.br/bahiaterradacultura.

"Trata-se de uma prestação de contas à sociedade, para que os baianos conheçam, através do relato de experiências, de números e de imagens, o que tem sido feito pela cultura em todos os territórios de identidade do estado", afirma o secretário estadual de cultura Albino Rubim.

As matérias destacam ações e projetos, na capital e no interior, que transitam do popular ao erudito, da formação e qualificação até as mais espontâneas manifestações populares. Há ainda os principais resultados das Caravanas Culturais e outros projetos itinerantes, além de um balanço sobre a economia da cultura e as conferências de cultura, fundamentais para a elaboração do Sistema Estadual de Cultura.

A revolução Sinfônica capitaneada pela Orquestra Sinfônica da Bahia e pelo Neojiba é tema de outra matéria da publicação, que é dividida em seções que receberam os nomes das diretrizes da SecultBA: institucionalidade cultural, diálogos interculturais, territorizalização da cultura, economia da cultura e transversalidades culturais. A sexta seção é dedicada à dinamização cultural e discorre sobre projetos como o Fórum do Pensamento Crítico e o Cultura em Campo.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário