sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Edital Pontinhos de Cultura selecionou iniciativas voltadas para Cultura da Infância e Adolescência



A Secretaria de Cultura – SecultBA em parceria com o MinC, selecionou 53 instituições com propostas sócio-cultural-artístico-educacional, voltadas para o fortalecimento dos direitos da criança e do adolescente, através do edital Pontinhos de Cultura 2012.

Nessa edição, que envolveu cerca de 180 inscrições, foram contempladas iniciativas promotoras da valorização dos direitos das crianças e dos adolescentes, cultura da infância e do direito de brincar. Segundo Fernanda Colaço, Coordenadora de Ações Transversais da Diretoria de Cidadania Cultural - DCC, o que chamou atenção durante a avaliação das propostas foi a criatividade e inovação, “tivemos muitos exemplos de brinquedos artesanais com função de valorizar a cultura local, o que reforça a intenção do edital de reconhecer ações criativas e inovadoras voltadas para cultura da infância”.

A Companhia de Arte-Educação e Cultura Popular de Andorinha - Cia And'Art,foi uma das instituições premiadas. O projeto vencedor Coral Infantil, tem o objetivo de resgatar o repertório das músicas da cultura da infância e de domínio público, através das contribuições trazidas pelas crianças e pelas pesquisas realizadas pelos educadores do projeto. Para Vagner Lavor, coordenador da Cia And'Art, ganhar a premiação pontinhos de cultura, “significa fortalecimento de uma ação que já desenvolvemos, uma oportunidade de expandir o projeto para outros públicos, a zona rural, por exemplo”.

Além da satisfação de premiar os projetos, a SecultBA colheu outros frutos com essa iniciativa, “hoje ocupamos uma cadeira no Conselho Estadual da Criança e do Adolescente - CECA, cuja representação é de Cláudia Vasconcelos, Diretora de Cidadania Cultural”, comemora Fernanda Colaço. A premiação de Pontinhos de Cultura acontecerá no segundo semestre de 2013, durante um evento voltado para a Cultura da Infância, com oficinas, palestras, a participação dos premiados e de pesquisadores referências na temática.

Novo Edital

Nessa primeira edição Baiana, de 70 premiações, 53 foram contempladas. De acordo com o parecer da Comissão de Avaliação de Mérito, um dos motivos para não seleção de alguns projetos, foi a pouca compreensão sobre o conceito de cultura da infância. A SecultBA assegura o retorno dessas premiações para sociedade, através da reedição do edital Pontinhos de Cultura, resultando em mais 17 premiações no valor de 18 mil reais cada.

Vale lembrar que Pontinhos de Cultura é um prêmio para entidades sem fins lucrativos, que inscrevam projetos relacionados aos saberes e fazeres da cultura da infância e da adolescência. Os projetos deverão promover uma política nacional de transmissão e preservação da Cultura da Infância e Adolescência, por meio de iniciativas que assegurem seus direitos, respaldados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA

Veja AQUI o comunicado oficial sobre o atraso no pagamento dos premiados

Nenhum comentário:

Postar um comentário