Com o objetivo de formar multiplicadores da Oficina de Orientação para implantação dos sistemas municipais de Cultura, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) promove uma semana de formação para Representantes Territoriais da Cultura (RTCs) e Conselheiros e Diretoria Administrativa da Associação de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia (ADIMCBA). O encontro acontece entre os dias 10 e 13 de março, no Convento do Carmo, em Cachoeira, no Recôncavo baiano, e será aberto pelo secretário estadual de Cultura, Albino Rubim.
"Nesta semana, os RTCs serão qualificados através de uma oficina de orientação de como os municípios devem implantar os seus sistemas e depois multiplicarão as oficinas nos municípios dos territórios baianos, nos meses de março e abril", explica o diretor de territorialização da Cultura, Sandro Magalhães. Ele esclarece que a formação para gestores, agentes e produtores culturais é fundamental para a implantação dos Sistemas Nacional, Estadual e Municipais de cultura: "A formação continuada para os representantes territoriais de cultura é uma prioridade da SecultBA que visa consolidar a política de territorialização com o foco na institucionalização da cultura", conclui.
Participam da semana de formação 25 Representantes Territoriais de Cultura, que são colaboradores da SecultBA e atuam como articuladores nas relações dos segmentos culturais entre os municípios do Territórios de Identidade na consolidação do Sistema Estadual de Cultura. "Desde que terminamos as conferências municipais de Cultura, é grande a expectativa pela formação para a implantação dos Sistemas Municipais de Cultura, porque os municípios do território já foram sensibilizados anteriormente e, a partir desta formação, poderemos concretizar as ações e corresponder às necessidades e aos anseios da sociedade, no que se refere à Cultura", afirma a Representante Territorial do Piemonte da Diamantina, Inaiara Lima. Por estarem em contato permanente com os agentes culturais de todos os municípios baianos, os RTCs são peças-chave para consolidação da política cultural. Conselheiros e Diretoria da ADIMCBA também participam da formação, ampliando, assim, o alcance da informação qualificada para o fortalecimento das políticas públicas para o setor.
As atividades serão conduzidas pela Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura, através da Diretoria de Territorialização da Cultura, e têm apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Cachoeira. Além da Oficina de Orientação para Implantação dos Sistemas Municipais de Cultura, serão abordados temas como a formação sobre a SecultBA - Estrutura Administrativa, mecanismos de fomento, políticas culturais e relações institucionais/eleições 2014, sobre despachos Administrativos, além de uma reunião de planejamento com a Coordenação de Sistemas.
Sistema Estadual de Cultura
A implantação do Sistema Estadual de Cultura é uma das principais diretrizes desta gestão no campo da cultura. O Sistema constitui-se de um processo de articulação, gestão e promoção conjunta de políticas, pactuadas entre os entes da federação – governos federal, estadual e municipal – e a sociedade civil.
Para uma ação sistêmica é necessário o alinhamento e a integração de programas e ações culturais promovidas por diferentes áreas da administração direta ou indireta das esferas municipal e estadual, especialmente das fundações e autarquias vinculadas a Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) – Fundação Pedro Calmon (FPC), Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB). Para mais informações, acesse: www. cultura.ba.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário