quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Programa IBERCULTURA VIVA – Iniciativa de Fomento à Política de Cultura de Base Comunitária.

Os Ministros da Cultura dos países Ibero-americanos, reunidos no último dia 13 de setembro na Cidade do Panamá (Panamá), para a XVI Conferência Ibero-Americana de Ministros da Cultura, aprovaram por unanimidade a proposta do Ministério da Cultura do Brasil de criação do Programa IBERCULTURA VIVA – Iniciativa de Fomento à Política de Cultura de Base Comunitária.

Trata-se de um projeto de cooperação técnica e financeira multilateral para fomentar o desenvolvimento cultural, econômico e social tendo como foco principal a política cultural de base comunitária, já desenvolvida em países da Ibero-América, como a experiência brasileira do Programa Cultura Viva que reconhece e fomenta iniciativas culturais, como os Pontos de Cultura, e cria uma rede orgânica de gestão e criação.

A criação do Programa IBERCULTURA já havia sido proposta na Declaração de São Paulo, assinada durante a Reunião Extraordinária de Ministros da Cultura da Ibero-América, realizada no dia 3 de outubro de 2009, em São Paulo (SP), no âmbito do II Congresso de Cultura Ibero-Americana. Este ano, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC propôs a retomada do projeto, que poderá contribuir para ampliar a cooperação e a integração da comunidade cultural Ibero-americana, por meio de intercâmbios e do financiamento de projetos.

O Programa IBERCULTURA alinha-se às diretrizes e objetivos da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, bem como aos interesses do Conselho Sul-Americano de Cultura da UNASUL, da rede de gestores culturais criada durante o 1º Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária, realizado em maio de 2013 na Bolívia, e dos parceiros bilaterais do Brasil na área da Cultura, tais como a Argentina e o Uruguai.

Após a aprovação na XVI Conferência de Cultura, o IBERCULTURA será analisado pela II Reunião Ordinária de Coordenadores Nacionais e Responsáveis de Cooperação, que acontecerá dos dias 15 a 17/10, na Cidade do Panamá, para posterior apreciação da XXIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estados e de Governo, que também será realizada no Panamá nos dias 18 e 19 de outubro deste ano. O tema central da XXIII Cúpula será "O papel do desenvolvimento político, econômico, social e cultural da comunidade Ibero-Americana no novo contexto global".

Caruru dos Sete Poetas – Recital com Gostinho de Dendê

No dia 28 de setembro (sábado) acontece em Cachoeira (Bahia) a 9ª edição do Caruru dos Sete Poetas – Recital com Gostinho de Dendê, evento que une à literatura um momento da tradição cultural e religiosa baiana e integra diversas manifestações artísticas, tanto para o público adulto quanto o infantil. O evento é gratuito e acontece em praça pública, no Largo d’Ajuda.

A festa para a criançada começa às 15 horas, com as Brincadeiras Poéticas, programação infantil composta pelo Coletivo Poesia Além das 7 Praças,  espetáculo “Um passarinho me contou... histórias para ouvir, cantar e encantar” do Teatro Griô, além da presença dos palhaços da Cia Pé Na Terra.


Às 19 horas sai cortejo poético da Praça da Aclamação até o Largo D’Ajuda dando inicio a programação noturna, que terá como Arautos da Tertúlia os poetas Tiago Oliveira, Iago Oliveira e Marcos Peralta. Os festejos se iniciam com a performance artística do grupo Importuno Poético, formado pelas poetas Jocélia Fonseca, Cléa Barbosa e Lutigarde Oliveira.


Os sete poetas que abrilhantam a noite serão: Elisa Lucinda (RJ), Cléa Barbosa (BA), Shirley Campbell Barr (Costa Rica), Clarissa Macedo (BA), Kátia Borges (BA), Giselli Oliveira (BA), Valdeck Almeida de Jesus (BA). O encerramento fica por conta do grupo musical Gêge Nagô, que integrará intervenções poéticas em seu repertório, além das cantigas de cunho afro-barroco. É também servido o tradicional caruru para o público.

O Caruru dos Sete Poetas já é tradição em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, onde acontece desde 2005, e faz referência ao caruru dos sete meninos, de reverência aos Ibejis, da tradição afro-brasileira, e aos santos católicos São Cosme e Damião. Numa analogia aos sete meninos das manifestações religiosas este projeto promove o encontro de sete poetas para recitar seus versos e celebrar nossa cultura e arte literária. É a miscelânea da poesia, comida baiana, exposição/comercialização de livros e performances artísticas numa celebração pública e integradora.

O Caruru é uma iniciativa da Casa de Barro – Cultura, Arte, Educação e conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia / Secretaria de Cultura / Secretaria da Fazenda / Governo do Estado da Bahia.


VIII Mostra A Cidade CRIA Cenários de Cidadania

Entre os dias 3 e 5 de outubro, o Ponto de Cultura  CRIA – Centro de Referência Integral de Adolescentes realiza no teatro SESC SENAC Pelourinho a VIII Mostra A Cidade CRIA Cenários de Cidadania. As apresentações são gratuitas e acontecem nos dias 3, 4 (19h) e 5 (17h).

No palco, três grupos formados por jovens atores, levam ao público montagens que revelam realidades do cotidiano das comunidades de Salvador e do Centro Histórico, manifestações em busca dos direitos individuais e coletivos, juventudes e o universo puro e sagaz das crianças. 

Ao término de cada exibição, é realizada uma Roda de Conversa com o público e a participação de convidados especialistas nas temáticas. Nessa oitava edição participarão da Roda de Conversa: Antônio Olavo, historiador e fotógrafo, fundador da Portifolium; Marcela Santos diretora de combate ao racismo da UNE; Irene Piñeiro, psicóloga e pesquisadora sobre o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

A abertura, no dia 3 (quinta-feira), às 19h, traz a mais nova montagem do CRIA, o espetáculo Pra lá de Tempo, encenado pelo grupo Chame Gente. Na sexta-feira (4), também às 19h, Quem me Ensinou a Nadar?, com um novo elenco do grupo Iyá de Erê, toma conta do palco. E, para encerrar mais uma Mostra, o CRIA, que há 19 anos provoca nas pessoas atitudes transformadoras através da arte-educação, apresenta Ruth, formado pelo grupo CRIA Palhaço.



quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Abertas inscrições para Edital de apoio às Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Fundação Federal, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), com sede no Rio de Janeiro, por intermédio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) torna público o Edital de Apoio às Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura - 2013.

O objetivo do edital é ampliar o acesso à informação, à leitura e ao livro através da modernização e qualificação de espaços e serviços das bibliotecas comunitárias e pontos de leituras. Para isso, cem propostas vão ser selecionadas e cada uma delas vai receber o prêmio no valor bruto de R$ 32.000,00 (trinta e dois mil reais).

A oportunidade é para instituições e pessoas físicas responsáveis por Bibliotecas Comunitárias ou Pontos de Leitura. São seis eixos, e cada proposta deve se enquadrar em uma dessas categorias.

Saiba mais informações no site www.snbp.bn

6 º FENATIFS Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana - BA


A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia - Cia Cuca de Teatro, em parceria institucional com a Universidade Estadual de Feira de Santana através do Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA, anuncia a realização do 6º Fenatifs - Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana que será realizada no período de 01 a 12 de Outubro de 2013.  O Fenatifs tem o compromisso de movimentar, valorizar, debater e desenvolver o teatro para a infância e juventude, consolidando a região como polo fomentador do teatro infantil brasileiro.

O 6º Fenatifs compreenderá as seguintes atividades: espetáculos convidados para apresentarem na Mostra Nacional e Mostra do Interior do Nordeste, e como atividades paralelas, espetáculos inscritos para apresentarem na Mostra Talentos Mirins e Mostra Jovens Talentos, oficinas, debates, mesa redonda, dentre outras. 

Para a 6ª Edição está aberto Regulamento específico apenas para participações nas Mostras Talentos Mirins e Jovens Talentos para grupos oriundos das cidades da Bahia, em especial as pertencentes ao Território Portão do Sertão e demais cidades do Brasil que se interessarem em se apresentar no Festival. Os grupos poderão inscrever-se dentro do período de 16 a 23 de setembro de 2013, mediante regulamento específico (Regulamento disponível no site:www.ciacucadeteatro.com.br).

Estão abertas inscrições para artistas e arte educadores que queiram apresentar projetos contendo Nome da atividade pretendida (Oficina, Workshop, Palestra, Contação de histórias, dentre outras), descrição, objetivo, justificativa, metodologia, público alvo, local e materiais necessários. As propostas de atividades formativas serão analisadas e selecionadas  pela comissão organizadora para compor a programação de atividades formativas que acontecem  durante o período do Festival. Os Interessados deverão enviar suas propostas através do E-Mail ciacucadeteatro@gmail.com no período de 16 a 20 de setembro de 2013.

Todos os grupos participantes receberão o Troféu Biribinha, uma homenagem e o reconhecimento do Fenatifs a Teófanes Silveira que interpreta o palhaço Biribinha, Natural de Arapiraca (AL), o ator, diretor e produtor tem mais de 50 anos de experiência na vida artística e, é conhecido como um artista do mundo.

Mais informações e a programação completa do 6º Fenatifs – Festival Nacional de Teatro infantil de Feira de Santana  está disponível no site:www.ciacucadeteatro.com.br. As escolas e Instituições interessadas em levar grupos de alunos ao teatro devem manter contato pelo telefone (75) 3491-8992 ou E-Mail: ciacucadeteatro@gmail.com

Prêmio J.J. Calmom de Passos e Medalha do Mérito