sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Programa Jovens Multiplicadores de Cultura

Lançamento do Programa Jovens Multiplicadores de Cultura 

Em dezembro de 2012, a SecultBA, em parceria com FUNCEP, lançou o Programa Jovens Multiplicadores de Cultura. Foram selecionados 48 Pontos de Cultura que receberam 144 bolsistas em suas unidades. Um dos principais objetivos do Programa é o fortalecimento das ações desenvolvidas pelos Pontos de Cultura através dos jovens. 

Com 10 meses de execução, os resultados parciais já evidenciam conquistas, como o fortalecimento e autonomia dos jovens junto aos Pontos de Cultura e às comunidades em que residem e/ou atuam, tornando-se, em alguns casos, uma referência local na dinamização de ações culturais. Além disso, a partir de iniciativas de produção cultural e articulação com artistas e grupos culturais locais, ampliou-se as oportunidades de formação e novas perspectivas de projetos de vida, como a inserção em universidades públicas.

Jovens da Filarmônica apresentando na II Conferência Estadual de Cultura
Depois de tantos dados positivos, o Ponto a Ponto Bahia foi conversar com um jovem do Programa, Jonatas Souza, e o tom otimista só fez aumentar. Jonatas é jovem multiplicador do Ponto de Cultura Associação Cultural Euterpe Alagoinhense,que atua com as atividades ligadas à música. Ele mora no município de Altamira, Conde-BA, onde o Ponto de Cultura tem suas raízes e onde acontece o projeto. É também músico da Filarmônica da cidade e forma outros jovens para atuar com a música. Jonatas contou pra gente que “desde o início do projeto, a rotina de nossa comunidade foi totalmente modificada, pois, a partir daí, começaram a surgir as aulas de música ou, como os próprios alunos dizem: "as aulas de sopro". Isso é muito gratificante para mim como jovem, por saber que você faz parte da vida desses alunos e que a música faz a diferença na vida de todos.

Tenho muita vontade de atuar muito mais como jovem multiplicador, pois, cada sorriso de uma criança é para mim como um combustível para continuar sempre em frente e defender a bandeira da Filarmônica Centenária Euterpe Alagoinhense. Realizo tudo isso com meu monitor Carlos Eduardo, um exemplo de guerreiro da música que luta para manter viva esta cultura hoje e sempre”.

O programa tem a duração mínima de 12 meses e o jovem é acompanhando por um educador, que monitora o plano de trabalho e as atividades sugeridas. Jovens Multiplicadores é só mais um dos subsídios. A intenção é colorir cada vez mais os Pontos com muitos Jonatas, a juventude, sua força e voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário